03/07/2011

A ética cristã, a Eutanásia e o suicídio


O que dizer como cristão a respeito desse assunto?



Uma pessoa esta na UTI e os médicos desenganam essa pessoa, todos os esforços serão em vão, continuar com o caro tratamento? Desligar os aparelhos? Permitir o suicídio com o se fosse a única solução para a dor.



1 Sm 2.6  O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.

Jó 2.6 6 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.

A palavra eutanásia deriva de dois termos gregos: eu, com o significado de “boa” e Thánatos, que significa “morte”.

Tal método é aplicado quando o médico usando meios a seu dispor leva o paciente a morte de maneira “misericordiosa”.

Há quem defenda essa prática entendendo que pessoas com câncer ou HIV e outras moléstias em fase terminal, seria poupada de maior sofrimento.

O mandamento do Senhor ainda no tempo da lei em que os homens eram obstinados e maus, o Senhor disse: Ex. 20.13 Não Matarás.

A eutanásia é um crime contra a vontade de Deus expressa nos dez mandamentos e contra o direito de vido de todos os seres humanos.

A vida do homem foi dada por Deus e ele deve ter sabedoria para administrá-la, em situação de adversa o homem deve recorrer prioritariamente à fé, Deus sempre este pronto a realizar o milagre.

Juramento que o Médico faz ao ser diplomado; "Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva”. 

Vemos que mesmo que mesmo o juramento de Hipócrates repetido pelos médicos apesar de não ser cristão assume compromisso em manter a vida sob qualquer alegação contrária.

O nosso dever é aliviar o sofrimento das pessoas por outros métodos e não tirando-lhes a vida.

Devemos empenhar-nos na tentativa de sua cura, por medicamentos, pela oração da fé...”Tg 5.15.16 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

O suicídio na bíblia foi apontado por pessoas que se afastaram de Deus ou foram possessas por demônios; vejamos:

Saul um rei fracassado deixou o Senhor e foi em busca de uma médium espírita 1Sm 28. 1-9; 31.1-4; 1Cr10.13,14).

Aitofel, conselheiro de Absalão se matou por orgulho 2Sm 17.23.

Zinri, um rei sem temor a Deus usurpador, não agüentou a derrota e se matou.

Judas Iscariotes, traiu Jesus e por remorso se suicidou ao invés de pedir perdão ao Senhor se enforcou.

Sugestão de pessoas fracassadas e sem fé, a esposa de Jó sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, ele a ignorou e permaneceu integralmente fiel a Deus, que o abençoou.

O suicídio ou a Eutanásia é condenada porque:

1.   Somos a imagem e semelhança de Deus (Gn1.17).

2.   Devemos amar a nós mesmos (Mt 22:39).

3.   É falta de confiança em Deus (Rm 8.38,39).

4.   Devemos lançar nossas ansiedades sobre o Senhor, e não desejarmos a morte como a única solução. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."  (I Pedro 5 : 7)

O TÉRMINO DA VIDA PROVOCADO PELO HOMEM, SUA ABORDAGEM PELO CRENTE NÃO DEVE BASEAR-SE EM RACIOCINIO, FILOSOFIA E JUSTIFICATIVAS PURAMENTE HUMANAS, MAS NAS SANTAS ESCRITURAS RESPEITANTE AO VASTO ASSUNTO DA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opnião, sua critica, sua sugestão...escreva aqui

Jesus Voltará

salvação aqui