COMO ORAR.
A oração é a forma mais amorosa e simples da criatura conversar com seu Criador, o modelo completo e mais eficaz foi ensinado pelo Senhor Jesus e esta registrado em mateus MT. 6.5-14, a oraçaõ do "Pai Nosso".
Porém muitos teem a duvida de quais os elementos devem fazer parte de uma oração que verdadeiramente comunique uma relação de adoração e temor ao Senhor nosso Deus.
A partir dessas informações sem maiores pretenções elencarei alguns elementos que inspiraram no passado os Servos do Senhor a busca-lo de frorma intensa e fervorosa, alcançando com êxito a direção, discernimento e orientação Divina para seus propósitos.
Posições corretas para momentos de oração
Usaremos com Referencia a oração feita por Neemias, mais não devemos ter como modelo unico e exclusivo visto que o Crente ao Orar deve ser conduzido pelo Espirito Santo, para não nos tornar-mos repetivos e religiosos em nossa relação com o Senhor Deus.
- elemento - Adoração - Neemias Cap1.5.
Neemias ao orar se prostou em sinal de reverência e temor crendo intimamente que estava na presença do Todo-Podeso.
No grego a palavra adoração é definida por duas expressões: Proskineo e Latréia as duas expressões estão ligadas ao ato de prestar serviço à...e ato de prostrar-se.
No Antigo e no Novo Testamento este vocábulo refere-se ao conceito de prestação de serviço.
Era o termo que designava o trabalho realizado pelos escravos e empregados.
Eliezer demostrou toda sua reverência ao se prostrar ao adorar ao Senhor Deus: Gn.26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor; 27 e disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou do meu senhor a sua benevolência e a sua verdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
No Novo Testamento, em Mt. 4.8-10, esta registrado que Satanás oferece ao Senhor Jesus, os reinos deste mundo se protrado o adorasse, Jesus repreendeu a Satanás e declarou enfaticamente que adoração é um serviço prestado de forma unica e exclusa à Deus.
Reconhecimento e Submissão a Deus são fatores que revelam os verdadeiros adoradores.
Notas: 1 Sm.2.6-8;1Cr.29.10-20;Ne.9.6;Sl.36.6;89. 1-18;Cl.1.17;At17.24-28; Dt6.4-7;Cl1.9,10.
PORÉM ENFATIZO não é a posição do corpo apenas que demonstra a real adoração e temor a Deus.
A adoração sincera deve ser uma expressão do espirito do adorador e não uma mera formalidade Veja: (Jo. 4.23) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Esta caracterisca só é possivel aos que em Cristo Jesus nasceram de novo: (Tt.3.5; ) não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,ver ainda Jo 3.5.
Deus nos criou segundo a imagem de Seu Filho, nos fez membros de um mesmo corpo formando sua Igreja Universal, e nos constituiu templo e habitação do Espirito Santo, por essa soberana verdade acredito que todos que piamente servem ao Senhor Jesus sabem, impiricamente, com expressar a máxima e verdadeira adoração a Deus; somos guiados pelo nosso Hóspede (Glória a Deus)!
2. elemento - Louvor - Neemias Cap1.5
Neemias incomformado com a atitude indiferente do povo de Israel em relação a Deus, invoca ao Senhor em adoração e louvor reconhecendo sua fidelidade ao cumprir Suas promessas.
Ao louvar o homem expressa gratidão e experimenta de forma sublime a presença de Deus a encher-lhe o coração, só um coração agradecido é capaz de alcançar com profundidade e sinceridade o coração de Deus; (Jó 1.21) e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.etc....
A expressão bendito é um ato de: "elogiar a ", somente Deus, que nos perdou os pecados oferecendo em morte de cruz a Seu Filho Jesus Cristo, nos tornou aceitaveis a Ele através de Jesus, nos da a conhecer todas as coisas pela Revelação do Seu Espirito Santo, nos garante filiação e redenção por meio de seu Filho é que é digno de tal Louvor. Glórias pois a Ele para sempre.Amém!!!
3. elemento - Intercessão - Neemias 1.6
Depois de ter adorado e louvado a Deus, Neemias se põe a interceder por Israel a Deus, pois ao saber da lamentavel deploração pela qual Israel estava passando noticiado pelo seu irmão Hanani (Ne 1.4) E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
A atitude de interceder por outros revela verdadeiro amor pelo próximo, ao invés de atribuir culpa e julgar aos seus comterrâneos Neemias ora assim (Ne 1:6-7) Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos. (7) De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
Percebemos que não é uma oração rancorosa e cheia de orgulho religioso, e sim uma intercessão onde ele se inclui na mesma situação da sua nação e suplica a Deus por perdão e restauração e ainda pediu graça a Deus e se colocou a disposição para trabalhar a favor do seu proximo.
A verdadeira Igreja não se basei em uma placa, nem tão pouco em sincretismo religioso que mistura idolatria, ocultismo e outras formas de cultos hereges, mais há varias denominações eclesiasticamente serias e comprometidas com a Palavra de Deus, por isso devemos seguir os exemplos deixados por Jesus, seus Apostolos e servos do passado que não se cansaram de ensinar a intercessão e de interceder pelo povo a fim de, eliminar a intolerância e o isolamento, e construir uma igreja Santa e separada do mundo para que possam alcançar as promessas de Deus continuemos nessa missão.
4. elemento - Confissão de pecados - Neemias 1.6
Orgulho pessoal, religiosidade, arrogancia e adoção de praticas mundanas divide , enduresse o coração, mina as forças espirituais e gera a perda de dominio proprio, com isso o homem passa a praticas ocultistas, idolatras, sincretismos ecumênicos religiosos e muitas outras coisa que entristecem a Deus, e que abrem portas para a ação demoníaca levando o ser humano a depressão; ao cativeiro e todas as humilhações possiveis.
A exemplo de Israel que com suas proprias forças por muitas vezes tentou a reconstrução de Jerusalém fracassaram, até o momento em que Neemias reconhece que sem humilhação diante de Deus nada seria possivel.
Neemias sabia que a condição e estado em que o povo se encontrava devia a todo esse contexto pecaminoso, por isso declarou... e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.
O pecado torna o homem fracassado, perdedor e medroso.
A confissão restaura o homem a sua condição de filho de Deus e partcipante de suas bênçãos.
(Jó11.14) se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas,
ESSA É A RESPOSTA DO SENHOR PARA QUE CONFESSA E DEIXA SEUS PECADOS (Jr31.34d) ...porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Obs. não podemos nos justificar a nós mesmos com obras e aparência de piedade, Deus conhece nosso coração e deseja limpa-lo para que o Espirito Santo possa habita-lo. Aleluias!!!
CONTINUA......
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opnião, sua critica, sua sugestão...escreva aqui